Este passeio faz parte de uma viagem onde partimos de Brasília-DF de carro, e tínhamos como destino final a Chapada dos Guimarães e Nobres, ambos no estado do Mato Grosso. Nessa viagem fomos meu pai e eu, e com programação de 20 dias de passeio, onde rodamos cerca de 2.800km na estrada.
A escolha deste destino foi em virtude dessa minha vontade louca de conhecer as chapadas do Brasil. Após pesquisar um pouco, ver fotos e levando em consideração que não tínhamos carro 4x4, a decisão foi:
Chapada dos Guimarães e Nobres
Sem arrependimentos! Que viagem sensacional... Partir para o interior do MT, fazendo uma exploração pelas cachoeiras do caminho foi simplesmente maravilhoso.
Lugares conhecidos na viagem:
(i) Barra do Garças
(ii) Chapada dos Guimarães
(iii) Nobres
(iv) Poconé - Pantanal
Um pouco sobre a Chapada dos Guimarães
Criado em 1989 e possuindo 326,3 km², o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães protege ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes.
A principal cidade tem o mesmo nome do Parque, Chapada dos Guimarães, e conta com 6.200 km² e uma população de cerca de 20 mil habitantes (todos muito hospitaleiros ❤). A cidade é a segunda mais alta do MT e já foi considerado a maior (em extensão) do Brasil. Isso porque antes o seu território tinha quase 270 mil km² 😵.
|
Chapada dos Guimarães: Mapa de localização básico |
A Chapada dos Guimarães já esteve debaixo d'água. Mito ou verdade?
P u r a V e r d a d e!
Nosso guia nos contou (e confirmamos a veracidade na net) que de acordo com estudos geológicos, a Chapada dos Guimarães ficava no fundo do mar há cerca de 300 milhões de anos. E é até simples conseguir provas disso por lá... é possível achar fósseis de conchas do mar até hoje. Nós conseguimos encontrar também...
Você consegue perceber como se a concha estivesse gravada na pedra?
Com relação a esses fósseis, aqui vai uma dica importante que nosso guia nos deu e acho muito válida. Não leve para casa! Pegue, tire uma fotografia para recordação, e deixe o fóssil onde foi encontrado, pois ele faz parte da história da região. Infelizmente, não é todo mundo que pensa assim, e de tanto o pessoal levar pra casa, está cada vez mais difícil encontrar os "vestígios do mar" na região. Uma pena 😓.
Uma outra coisa que encanta demais na Chapada dos Guimarães é o contato muito próximo com animais. A fauna de lá é realmente incrível e em toda trilha é possível perceber pegadas e rastros.
E além de todo esse encanto, os paredões alaranjados de arenito que formam a Chapada dos Guimarães são um real espetáculo à parte ❤. Sou suspeita a falar, mas pra mim são os paredões mais bonitos entre todas as chapadas. Eu fiquei apaixonada!
Se você quiser saber um pouco mais sobre a Chapada dos Guimarães, aconselho a leitura do site
chapadadosguimaraes. Vale muito a leitura.
Premissas
Para elaboração do roteiro é importante deixar claro aqui as premissas que adotamos:
(i) Nosso tempo disponível para a viagem era de somente 20 dias, sendo que para a Chapada dos Guimarães separamos 4 dias.
(ii) Partiríamos de Brasília com carro próprio, para não precisar alugar, nem ficar dependendo de passeios prontos (fugimos muito).
(iii) Meu pai não é nenhum sedentário, mas também não conseguiria fazer as trilha muito pesadas, então cortei as trilhas que exigiam muito esforço físico.
(iv) Como estávamos indo fora da época de férias, não fizemos reserva de pousadas, deixamos tudo para escolher na hora (por sinal foi ótimo viajar dessa forma).
(MAPA)
Aqui está o melhor mapa das atrações que encontramos:
|
Disponível em: http://www.chapadamt.com.br/mapaturisticoW55.htm |
Este mapa e mais outras coisas bastante interessantes você pode encontrar nesse site
aqui.
Mymaps - por onde andamos...
O roteiro (Chapada dos Guimarães) - 4 dias
O início do roteiro na Chapada dos Guimarães na verdade faz parte do
quinto dia da nossa viagem, e vínhamos da cidade de Barra do Garças - MT, cuja experiência contamos nesse
aqui.
(5º DIA)
Viajamos cerca de 450km de Barra do Garças até a cidade da Chapada dos Guimarães.
Dica importante: A BR-070 em 2015 estava em condições péssimas em praticamente todo o trecho que viajamos, sem exagero, péssimas mesmo 😖. É aquele tipo de estrada impossível de viajar a noite e exige tanta atenção que a gente chega no destino já meio tenso. A quantidade de "crateras" (pois me recuso a chamar de buracos) é surreal e deixa as ultrapassagens ainda mais perigosas, pois diversos caminhões e carros entram na contramão para desviar dos buracos. E não parece estar assim há pouco tempo não... Pois encontramos até placa dizendo: "Cuidado, defeitos na pista" 😅 Juuuuurava que essa placa devia estar ao longo de toda a via. Então, se você pretende viajar a noite, esqueça, pois é loucura 😵!
Chegamos na cidade (vivos😋) e achamos logo uma pousada legal pra ficar, num ótimo preço. Deixamos nossas malas, saímos pra almoçar por perto e aproveitamos a tarde pra ir no Mirante Véu de Noiva, que é cartão postal da Chapada dos Guimarães, passeio de contemplação apenas. Ficamos por lá um pouco e depois voltamos pra cidade, para dar uma conhecida no artesanato local... Amamos!
Se você quiser informações detalhadas, dicas e mais fotos dos os lugares que conhecemos nesse dia, clique nos links abaixo 👇:
(6º DIA)
Neste sexto dia de viagem e segundo de Chapada dos Guimarães, o dia estava nublado e meio chuvoso, pra variar um pouco. Aqui vai uma lição aprendida: Nunca tire férias em março 😅😆, pois só chove ☔☔☔. Decidimos ir na Cachoeira da Geladeira, que não há necessidade de guia. Curtimos por lá a manhã inteira, e tínhamos previsão de ir depois na Cachoeira do Marimbondo, mas acabamos decidindo ir para a Cachoeira da Martinha (que por sinal não curtimos muito). Na volta da cachoeira almoçamos uma galinhada maraaavilhosa, e partimos para a pousada procurar uma indicação de guia para os próximos passeios (todos os passeios dentro do Parque só podem ser feitos com o acompanhamento de guia credenciado).
Aqui vai um outro ponto importante: O guia que a pousada nos indicou é simplesmente incrível. Ele é chamado Guerreiro e está muitoooooo recomendado por nós. Melhor guia que eu já conheci na vida, fez nossa experiência na Chapada dos Guimarães simplesmente sensacional, sem exagero. A gente vê o brilho nos olhos do cara em nos ensinar tudo que ele sabe, recomendo muito, muito e muito! E ainda, de quebra, ele tira ótimas fotos 📷, gente esse Guerreiro parece mentira 😍.
Tá indo pra Chapada dos Guimarães? Contrate o Guerreiro e não se arrependerá. (65) 9282-4383. e-mail: edson_guerreiro@hotmail.com.
Se você quiser informações detalhadas, dicas e mais fotos dos os lugares que conhecemos nesse dia, clique nos links abaixo 👇:
(7º DIA)
Marcamos com o Guerreiro já de manhã cedo e partimos para o Mirante do Centro Geodésico da América do Sul, com um visual espetacular e que dá pra visualizar inclusive a cidade de Cuiabá. Tiramos algumas fotos bem legais e partimos para a Fazenda Água Fria, conhecer as atrações: Caverna Aroe Jari, Gruta da Lagoa Azul e Caverna Kyogo Brado. Passeio de dia inteiro, só deu tempo de dar uma passadinha bem rápida na Cachoeira do Relógio, já que era caminho de volta pra pousada. Na volta para a pousada demos de cara com o arco-íris mais lindo que já vi até hoje🌈. Tá ai a vantagem de um dia com chuva.
Se você quiser informações detalhadas, dicas e mais fotos dos os lugares que conhecemos nesse dia, clique nos links abaixo 👇:
(8º DIA)
Nosso dia começou novamente bem cedo, dessa vez para conhecer a Cachoeira dos Namorados, muito simpática, mas como havia chovido muito na noite anterior, estava com a água bastante turva. Depois voltamos no Mirante do Véu de Noiva, dessa vez com direito a contemplação de casal de araras vermelhas (pra mim, as mais lindas). Almoçamos num lugar imperdível chamado Morro dos Ventos onde fica também o Mirante Morro do Ventos, recomendadíssimo. A tarde fomos para a atração mais esperada, a Cidade de Pedra. Geralmente só se chega na Cidade de Pedra com carros traçados, mas como estava em época de chuva, arriscamos a aventura de passar pelo "areião" com nosso golzinho. Deu certo, uffaa 😅. E valeu muuuuuuuuito a pena, pois o lugar é incrível.
Se você quiser informações detalhadas, dicas e mais fotos dos os lugares que conhecemos nesse dia, clique nos links abaixo 👇:
Terminamos o último dia da Chapada dos Guimarães com uma enorme sensação que precisávamos ficar mais para conhecer os lugares que não passamos... Falta de tempo! 😓 Faltou tanto lugar incrível... Bom motivo pra voltar em breve 😁.
Resumo - o que achamos
Amamos a Chapada dos Guimarães, seus paredões alaranjados magníficos e toda a energia que esse lugar transfere... típico... Por isso amo essas Chapadas do nosso Brasil onde tudo é mágico, tudo é inesquecível.
Obrigada Chapada dos Guimarães, por ser tão maravilhosa!
Ir para a Chapada dos Guimarães com carro próprio é uma ótima forma de fugir dos passeios de agência (que não curtimos), e pela proximidade de Cuiabá, facilita bastante pra quem pretende alugar um. Mas, cuidado com as estradas péssimas, quem vem do sentido Brasília, pegar a BR-070 é uma "aventura perigosa" à parte e exige atenção triplicada.
A presença da fauna nas trilhas desse lugar é realmente incrível. É muito legal perceber pegadas de paca, anta e até onça sussuarana pelas trilhas. Uma outra característica desse lugar é a presença de muitos arco-íris... Ficamos por lá 4 dias e vimos 3 arco-íris 🌈🌈🌈. E pelo que pesquisamos é até bastante normal na região. Que mágico!
Com relação à recepção aos turistas neste lugar, é sem igual. As pessoas tratam a gente maravilhosamente bem. Nos sentimos em casa!
As trilhas mais pesadas realmente ficaram faltando. Preciso voltar em outro momento, gastar mais uns 4 ou 5 dias aqui e tranquilamente terei lugares sensacionais pra conhecer ainda.
Chapada, sentirei saudades...
Todos os posts dessa viagem
➔
BARRA DO GARÇAS
→
Parque das Águas Quentes
➔
CHAPADA DOS GUIMARÃES (este post)
→
Mirante Véu de Noiva
→
Cachoeira da Geladeira
→
Cachoeira da Martinha
→
Mirante do Centro Geodésico
→
Caverna Aroê-Jari, Caverna Lagoa Azul e Caverna Kiogo Brado
→
Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha
→
Mirante e Restaurante Morro dos Ventos
→
Cidade de Pedra
➔
NOBRES
→
Balneário Estivado
→
Lagoa das Araras
→
Restaurante do Chapolin
→
Reino Encantado
→
Cachoeira Serra Azul
→
Boia Cross no Duto do Quebó
→
Aquário Encantado
➔
POCONÉ
→
Pantanal e a Transpantaneira