Cidade de Pedra


Eu não havia incluído a Cidade de Pedra no roteiro pois havia lido que o acesso para este atrativo era somente com carro 4x4 por causa das estradas de areia... Havíamos até já trocado algumas ideias com guias de algumas agências que tinham nos oferecido o passeio por R$150 por pessoa, o que parecia caríssimo e descartamos de cara.
Mas conversando com o nosso guia Guerreiro, ele nos informou que, por causa das chuvas dos últimos dias, poderíamos sim ter acesso ao passeio com nosso Golzinho. Ebaaaaa ❤  🙌  😅
Cidade de Pedra aqui íamos nós!!!!!!

Para ser muito sincera a estrada não me pareceu mesmo muito difícil para acesso com carro baixo não, talvez realmente eu precise voltar na época da seca para reavaliar, mas já passei por situações bem piores com o Golzinho valente.

O lugar vale muuuuuuito a pena, com paredões com até 350 metros de desnível, e até me arrisco a dizer que foi o meu favorito da Chapada dos Guimarães. O visual do lugar é sem igual, rendeu fotos bem legais e ganhou o meu coração ❤.

Como chegar
Volto a lembrar que este atrativo é acessado por estrada de areia, e que dependendo da época do ano pode ser complicado o acesso sem 4x4. O melhor é perguntar antes.
O Mirante da Cidade de Pedra fica há cerca de 23km da Cidade da Chapada dos Guimarães, e deixei também aqui a rota pelo Google Maps 👇

Com relação ao acesso para o atrativo, a contratação do guia é realmente obrigatória. Isso porquê mesmo que você saiba o caminho, existe uma porteira que fica trancada e somente os guias credenciados tem a chave. Então, antes de partir sem guia para lá é importante averiguar se ainda está sendo praticado desta forma para não perder a viagem. Tirando essa questão, acredito que com qualquer tracklog você consiga chegar sem maiores problemas.
Essa aqui era a porteira trancada:

A trilha
Nível - fácil
Distância - 2km (ida e volta)
Consideramos essa trilha de nível fácil e não requer preparo físico. A maior dificuldade é o SOL... então recomendamos levar muita água e protetor solar.

Um pouco sobre o nosso dia...
Nós partimos para a aventura de rallye na areia após o almoço. Eu estava um pouco apreensiva de ficar atolada na areia com o golzinho, então deixei meu pai (mais corajoso) dirigir, haha! Seguimos a recomendação do guia de "colocar a 2ª marcha e não parar" e... haha... Não é que deu certo? Foi até relativamente fácil de passar naquela aventura, uffaaaa! 😂
Ao chegar próximo à Cidade de Pedra, estacionamos o carro e partimos caminhando um pouco já chegamos no que eles chamam de Portal da Cidade de Pedra.

Andando mais um pouquinho, chegamos em um mirante que tem o visual 👀 de outro mundo! Era um mix de paredão rochoso LARANJA com mata VERDE e céu com nuvens de algodão BRANCO.
Eu fiquei ali parada como se o tempo tivesse congelado nas pontinhas daqueles "Monumentos da Natureza", castelos esculpido pelo vento.
E eu achava que não podia ser mais lindo até que o sol 🌞resolveu dar o ar da graça, reafirmando que os fins de tarde são a minha cor favorita.

E passado aquele instante de admiração, me veio a euforia... Vontade de sair correndo para aproveitar ao máximo o meu tempo ali, tirar foto de todos os ângulos 📷, não perder nenhum segundo.
O nosso guia, Guerreiro, disse que quando ele era mais novo gostava de ir até a Cidade de Pedra e ficar lá sozinho por horas, com paz absoluta pensando na vida. Pensei... "Não há lugar melhor". Pensar na vida é muito, Muito, MUITO MELHOR daquele lugar ❤.

De fato, a Cidade de Pedra me encantou demais. A gente quando volta de viagem sempre ouve aquela pergunta impossível de responder: "Mas... e aí, qual lugar você mais gostou?". ôôôô perguntinha sem graça essa 😫, rs! Como se fosse possível colocar um medidor pra tirar apenas 1 vencedor 😫

Maaaaaaaasssssss, dessa vez eu vou me arriscar... Amei tanto a Cidade de Pedra que vou arriscar... pra mim👈, FOI O MELHOR 😉😉

Gastos

Compartilhar:

0 comentários