Mambaí


Cidadezinha no interior do estado de Goiás e divisa com a Bahia, Mambaí fica há 300 km de distância de Brasília-DF. Este destino foi o escolhido para passarmos um final de semana comum.
A escolha deste destino parte da nossa 'humilde meta' de explorar toda a região dos arredores do Distrito Federal. Nessa viagem fomos somente meu marido [Jorge] e eu, com programação de 3 dias de passeio e um total de 800 km rodados. 

Um pouco sobre a Mambaí
A cidade de Mambaí está localizada na região Nordeste do Estado de Goiás e na microrregião geográfica conhecida como Vale do Paranã. Está inteiramente inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes do Rio Vermelho , que possui uma área de 176.324,33 hectares e abrange os municípios de Buritinópolis, Damianópolis, Mambaí e Posse. fonte: icmbio

De Brasília a distância é de 306 km, de 3 a 4 horas de viagem em estrada asfaltada e em boas condições. Até a entrada de Formosa a estrada é duplicada [75 km], e a partir daí é necessário seguir em estrada simples. Segue mapinha para ajudar na localização da cidade de Mambaí:


De acordo com o site mapa.turismo, esta região pertence à macrorregião denominada "Região Turística das Águas e Cavernas do Cerrado", e possui categoria D, de uma classificação que vai de A a E... significando assim que a cidade não possui muito investimento / potencial turístico. 
Portanto, este não é o tipo de destino turístico que as pessoas procurar hotéis caros ou restaurantes finos. A cidade tem enfoque 'aventura' e atrairá mais o público jovem e que curte adrenalina e esportes radicais. 
Mapa Turístico - Goiás
Dentre as atrações da cidade estão visitas a cachoeiras, poços, grutas, cavernas, trilhas ecológicas, rapel, tirolesa, boia cross, dentre outras opções...

Volta ciclística: Muito interessante citar aqui também um evento que, apesar de não conhecer, me pareceu SUPERLEGAL, que é a volta de bike pela APA. A Volta tem percurso de 167 km entre asfalto e terra durante os dois dias, cruzando três municípios no interior da APA e três no entorno. O evento tem como uma de suas características promover a cooperação e a superação dos limites individuais, não se tratando de uma competição por medalhas ou prêmios [fonte: jornalbrasil]

O roteiro (Mambaí) - 3 dias
Para o roteiro que montamos para Mambaí, levamos em consideração 3 fatores importantes:
(i) optamos por não conhecer (desta vez) as cavernas da região... por quê? 😵 bom... depois de Terra Ronca confesso que nenhuma outra caverna nos pareceu interessante. Quer conhecer caverna? Dica: Terra Ronca. Quem sabe, numa próxima visita, priorizemos as cavernas da região;
(ii) Tenho medo de altura, então as opções 'pêndulo' e 'tirolesa' também ficaram para uma próxima vez, com um pouco mais de tempo e coragem;
(iii) Nós não gostamos de contratar guias, e muito menos agências... então fizemos de tudo para fazer os passeios por conta própria. Portanto, a única reserva que tínhamos era da Pousada [Írio Hotel, muito boa por sinal].

(1º DIA)
Saímos de Brasília perto das 6:30h da manhã e pegamos uma estrada bem tranquila até Mambaí, sem imprevistos... Chegando na cidade, por volta das 10:00h, deixamos nossas mochilas na pousada e partimos para a única cachoeira da região que não é obrigatória a contratação de guia - Cachoeira Paraíso do Cerrado, que por sinal é linda e superou bastante as minhas expectativas. Amamos!
Depois, demos um 'pulinho' na Cachoeira do Funil [para ver como era o esquema de entrada com obrigação do guia...] e aproveitamos para descer e dar uma espiadinha no lugar... Tinha bastante gente na espera para a realização do atrativo 'pêndulo' e aproveitei para uns clicks.
Nossa hospedagem na pousada Írio Hotel foi simplesmente maravilhosa, recomendo!

Se você quiser informações detalhadas, dicas e mais  fotos dos os lugares que conhecemos nesse dia, clique nos links abaixo 👇:

(2º DIA)
Hoje foi o dia do Poço Azul ❤. Trilha mais puxadinha um pouco, mas também bem tranquila. E o visual é totalmente recompensante. Passamos o dia todo por lá, e voltamos para a cidade somente para assistir o maravilhoso pôr do sol no local conhecido com 'divisa Goiás/Bahia', que também está super recomendado por nós. A noite, aproveitamos a lua nova para tentar alguns clicks do céu estrelado, e gostei tanto que optei por fazer um post sobre essa experiência também.

 Se você quiser informações detalhadas, dicas e mais  fotos dos os lugares que conhecemos nesse dia, clique nos links abaixo 👇:
Poço Azul
Pôr do sol e fotografia das estrelas - divisa GO/BA

(3º DIA)
Hoje era dia de ir embora, e decidimos partir ainda pela manhã e aproveitar uma cachoeira em Formosa, mais perto de Brasília. Mas antes de partir, demos um pulinho novamente na Cachoeira do Funil, dessa vez com direito a raios de sol e arco-íris. Apaixonei ❤
Se você quiser informações detalhadas, dicas e mais  fotos dos os lugares que conhecemos nesse dia, clique nos links abaixo 👇:

Resumo - o que achamos
Os lugares são maravilhosos e por não serem tão conhecidos, facilita um pouco a ida em feriados e finais de semana de férias. No entanto, em contrapartida, a cidade não possui praticamente NADA para fazer. De fato, isso não incomoda, mas é sempre importante saber desses detalhes.

Com relação a almoço, passamos um pouco de dificuldade para 'almoçar fora do horário', principalmente por causa do meu marido VEGETARIANO 😵😐. Mas, graças à Pizzaria e Restaurante do Osmar, nossas refeições em Mambaí foram maravilhosas. 

Uma crítica forte à região está na exigência de contratação de guias 😡para acompanhamento às cachoeiras. Confesso que não suporto essa obrigatoriedade de ter que chegar com o grupo, andar com o grupo, ir embora com o grupo... e não poder aproveitar o local à vontade. Nós não respeitamos essa regras [nem se quiséssemos, pois a agência nos informou que não havia mais guias disponíveis] e foi maravilhoso desta forma.
Nada contra a profissão de guia, mas não concordo com ninguém me obrigando a contratá-los, principalmente quando o caminho é extremamente fácil.

Com os atrativos que conheci por lá, me sinto satisfeita... não sei se voltaria! Não que eu não queira conhecer o restante dos atrativos, mas com a quantidade infinita de cachoeiras MARAVILHOSAS dos arredores de Brasília, sempre arrumamos um jeitinho de 'tentar conhecer lugares novos'.

Mas recomendo a cidade para quem não conhece. Mambaí teve avaliação final bastante positiva, valeu muito a pena a visita


Todos os posts dessa viagem
Poço Azul
Pôr do sol e fotografia das estrelas - divisa GO / BA


Compartilhar:

0 comentários