Cachoeira do Mosquito


A Cachoeira do Mosquito é parada obrigatória para quem está em na cidade de Lençóis. Com cerca de 60 metros de altura, ela não é muito boa para banho pois tem um poço bem raso. Mas isso não atrapalha em nada a atração, pois ainda é um ótimo lugar para aproveitar a hidromassagem das águas, relaxar e curtir o dia.
Com relação a "Cachoeira do Mosquito", fomos informados que o nome dessa cachoeira foi dado por causa dos pequenos diamantes, chamados de "mosquitos", que eram encontrados no local (deixo registrado aqui que nós procuramos, mas não achamos nem mesmo um "mosquitinho" 😅).

Como chegar
Não é difícil chegar à cachoeira do Mosquito. De Lençóis são cerca de 40km no total, 20km de asfalto + 20km de terra. 
Saindo de carro de Lençóis em direção à Salvador, vire à direita após cerca de 10km (do centro), na BR-242. Andando mais 9km, antes de chegar ao povoado de Tanquinho, pegar à esquerda na estrada de terra. Depois, ande mais 3km e entre novamente à esquerda. A partir daqui, ande na estrada principal até a porteira da Fazenda Santo Antônio.

Para facilitar, montamos um mapinha básico. O mapa sai de Lençóis (A) e vai até a cachoeira do Mosquito. O ponto (B) é a última entrada à esquerda que leva até a cachoeira. E o trecho vermelho é o trecho que o Google Maps não entende como trajeto, pois é a estrada vicinal até a cachoeira. Acho que assim fica mais fácil de visualizar o caminho.


A trilha
Nível fácil (2km ida e volta), toda bem organizada e conservada, não há necessidade de preparo físico para vencer esta trilha. Existe também um mirante imperdível, com vista para a cachoeira.

Um pouco sobre o nosso dia...
Como esse passeio fez parte do início da nossa viagem à Chapada Diamantina, estávamos muito empolgados com tudo. O dia estava um pouco nublado, o que até ajudou na caminhada até a cachoeira. Chegamos na cachoeira, que já estava com bastante gente (provavelmente por ser uma cachoeira de fácil acesso e próxima a Lençóis). Não tem jeito né, cachoeira fácil de chegar = mais gente.
Mas isso não foi problema, pois aos pouco as pessoas foram indo embora, deixando por alguns momentos a queda exclusivamente para nós 4, o que ajudou nas fotos 😉.

Aos poucos o sol foi abrindo, deixando um visual incrível, com raios de sol cortando as nossas fotos.
A água dessa cachoeira tem cor de coca-cola e é super gostosa para hidromassagem. Já que não tem poço pra banho, para se refrescar, tem mesmo que entrar na queda. Ok então, lá vamos nós...
A trilha é bem tranquila, mas como qualquer outra, exige atenção em alguns pontos...
Uma boa dica é visitar a Cachoeira do Mosquito num horário próximo do meio dia, pois é o horário que o sol bate na região do poço.

Compartilhar:

0 comentários