Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha


Tanto a Cachoeira dos Namorados quanto a Cachoeirinha ficam dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e são bem pertinho uma da outra. São passeios ótimos para dividir com outras atrações no dia, pois a trilha é bastante tranquila. Ambas as cachoeiras são boas pra banho e perfeitas para levar crianças.

Como chegar
Ambas as cachoeiras tem horário de funcionamento, e quando fomos era de  9:00h às 16:30h. Para ir lá, não há necessidade de contratação de guia, pois todo o trajeto é fácil e bem sinalizado.
No local há estrutura de estacionamento, guarita, bebedouros, a sede administrativa do parque e alguns quiosques que vendem lembrancinhas.

Partindo do centro da cidade Chapada dos Guimarães, a atração está apenas a 12km pegando a BR-251 sentido Cuiabá. A atração é bem pertinho e fácil de chegar, pois existem placas indicando a entrada, e é o mesmo local de acesso para o Mirante Véu de Noiva.
Se preferir, deixei também a rota pelo Google Maps 👇
A trilha
Nível - fácil
Distância - 2,20km (ida e volta)
Este passeio pode ser combinado com outro da Chapada dos Guimarães. Como as duas cachoeiras ficam bem pertinho uma da outra, é bastante tranquilo de visitar as duas até o horário do almoço e depois partir para alguma outra atração, como por exemplo o Mirante Véu de Noiva que é também ali pertinho.

Um pouco sobre o nosso dia...
Como havia chovido muito na noite anterior, ambas as cachoeiras estavam com água turva... Mas isso não nos intimidou para entrarmos na água, claro 😊 Com trilha bem rapidinha e fácil, quando nos demos conta já estávamos na Cachoeira dos Namorados.
A Cachoeira dos Namorados tem cerca de 6 metros de altura e a maior graça dessa cachoeira é que por trás da queda dá pra se esconder numa espécie de gruta. Nessa cachoeira não existe nenhum tipo de comércio e por isso, caso queira passar o dia, leve lanche.

Tomamos um banho e curtimos um pouquinho, mas logo partimos para a Cachoeirinha, que apesar do nome, é maior do que a Cachoeira dos Namorados. No total são cerca de 18 metros de altura e um bom poço pra banho, apesar de não ser fundo. O local é uma espécie de prainha, pois tem trechos com areia e parede ser ótimo para passar o dia relaxante e fazer um piquenique.

No local funcionava um restaurante, mas quando fomos ele estava desativado. Então, a Cachoeirinha não conta, assim como a Cachoeira dos Namorados, com nenhuma estrutura de comércio. E sinceramente, acho BOM... Não sei vocês, mas para mim quanto menos infraestrutura turística tem o local mais virgem e conservado ele fica 🚩. Infelizmente a realidade que tenho visto de uma forma geral nas trilhas pelo Brasil é: fácil acesso + infraestrutura turística = lixo e falta de conservação. Infelizmente.

Mas, voltando ao papo das cachoeiras, ambas as conhecidas hoje são encantadoras e ótimas para passar um dia de descanso, pois tem pouca dificuldade de acesso. Nenhuma das duas cachoeiras são "de tirar o fôlego", mas se me perguntar se valeu a pena a visita, e digo que SIM, valeu.

Gastos
Quando fomos não havia cobrança de entrada para nenhuma das duas cachoeiras (grátis 🙌). Não há necessidade de contratação de guia para fazer essa trilha, mas como íamos na Cidade de Pedra na parte da tarde, que precisava obrigatoriamente de guia, e como nós havíamos gostado demais, demais, demais da conta do Guerreiro, nosso guia, ele nos acompanhou no dia de hoje por completo.

Todos os posts dessa viagem

BARRA DO GARÇAS
Parque das Águas Quentes

CHAPADA DOS GUIMARÃES
Mirante Véu de Noiva
Cachoeira da Geladeira
Cachoeira da Martinha
Mirante do Centro Geodésico
Caverna Aroê-Jari, Caverna Lagoa Azul e Caverna Kiogo Brado
Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha (este post)
Mirante e Restaurante Morro dos Ventos
Cidade de Pedra

NOBRES
Balneário Estivado
Lagoa das Araras
Restaurante do Chapolin
Reino Encantado
Cachoeira Serra Azul
Boia Cross no Duto do Quebó
Aquário Encantado

POCONÉ
Pantanal e a Transpantaneira


Compartilhar:

0 comentários