Chapada das Mesas


Já fazia um bom tempo que planejávamos uma viagem para o Jalapão, mas a falta do carro 4x4 sempre cortava o nosso planejamento... Até que um belo dia cansei de escutar "... lá só vai 4x4" e decidi comprar minha humilde Pajero TR4 🙌. Depois disso, é só alegria, haha, e Jalapão 🚘🚜.

Este passeio que vamos contar faz parte da viagem que fizemos com objetivo de conhecer o Jalapão e a Chapada das Mesas. Fomos em 5 pessoas, 2 carros (TR4 e Sandero), tudo megaaa planejado, sem pacotes, sem guia, tudo por conta própria, partindo do DF e passando por GO, TO e MA.
Inesquecível!!! Rodamos quase  6.000 km em 17 dias e tiramos mais de 7.000 fotos 👀😅.

Serras Gerais, Jalapão e Chapada das Mesas

Aqui vamos nós... A viagem foi incrível. No nosso roteiro "punk" visitamos um total de 30 atrativos distribuídos entre lagoas, fervedouros, nascentes, cachoeiras, rios, cavernas, cânions, dunas, mirantes e montanhas... e encontramos visuais incomparáveis.
Lugares conhecidos na viagem:
(i) Serras Gerais
(ii) Jalapão
(iii) Chapada das Mesas
(iv) Natividade

Passamos também por outros lugares, como a Chapada dos Veadeiros e arredores de Brasília, mas como esses lugares fazem parte do "quintal de casa", já fomos outras vezes e comentaremos em post específico da Chapada dos Veadeiros de forma mais completa e abordando tudo que já conhecemos.

Um pouco sobre a Chapada das Mesas
A região do "Polo Chapada das Mesas" é uma região turística localizada ao sul do Maranhão, que de acordo com o site mapa.turismo engloba um total de 10 municípios: Balsas, Carolina, Estreito, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Imperatriz, Itinga do Maranhão, Montes Altos, Riachão e Tasso Fragoso. Incluído nestas regiões turísticas, está localizado o Parque Nacional Chapada das Mesas, criado em 2005 e contando com quase 1600 km².  O mapinha esquemático que montamos abaixo pode ajudar na localização da macrorregião.
Chapada das Mesas: Mapa de localização básico
A Unidade de Conservação protege mais de 400 nascentes e além das inúmeras chapadas tabulares de arenito (algumas com inscrições rupestres). info: wikiparques. O nome da região foi dado por causa de suas formações rochosas, em formato de mesa.
A Chapada das Mesas é menos conhecida que suas concorrentes, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, e talvez até menos do que a Chapada dos Guimarães, e por isso oferece passeios mais reservados e com muita aventura. Isso porque essa região possui muuuuitas cachoeiras, cânions e grutas, visuais incríveis e um pôr do sol mais do que espetacular.
Dentre as opções de cidades, a que oferece a melhor infraestrutura turística é Carolina - MA, e portanto é uma das melhores opções para hospedagem para quem está indo conhecer por aqui.

A população de Carolina é da ordem de 24 mil habitantes em 2014, segundo o IBGE. Mas mesmo sendo bem pequenina, a cidade é formada por uma população muito hospitaleira e agradável, o que torna o passeio ainda muito mais especial.

O ponto de partida da maioria das pessoas que visitam a Chapada das Mesas é a cidade de Imperatriz - MA, partindo para Carolina de carro. É uma boa ideia utilizar um carro 4x4 para esse passeio, porque existem diversas atrações na Chapada das Mesas com estradas de areia. Existe a opção de aluguel de pacote de passeios também, para quem gosta, no entanto isso deixaria o passeio um pouco mais caro.

Resumidamente falando, a Chapada das Mesas nos surpreendeu demais... e positivamente [óbvio].
Chapada das Mesas 

Premissas
Para elaboração do roteiro é importante deixar claro aqui as premissas que adotamos:
(i) Nosso tempo disponível para a viagem era de 17 dias, sendo que para as Chapada das Mesas separamos 4 dias.
(ii) Partiríamos de Brasília com carro próprio, para não precisar alugar e nem ficar dependendo de passeios prontos (fugimos muito).
(iii) Fizemos mapa de TODAS as trilhas, pois a nossa ideia era não contratar guia em dia nenhum... Assim, se perder não era um problema para nossos passeios.
(iv) Como estávamos indo fora da alta temporada não fizemos reserva de pousadas, pois assim teríamos liberdade para alteração do roteiro, caso necessário.

(MAPA)
Disponibilizamos o mapa que fizemos no Mymaps com as localizações das atrações, e que acho que pode ajudar:

As localizações de todos os lugares que nós fomos estão certinhas (já que conseguimos chegar). Além disso, fizemos tracklog de quase todas as atrações, e vamos disponibilizando os caminhos nos posts direcionados, e esperamos assim, contribuir para facilitar o seu roteiro.

O roteiro (Chapada das Mesas) - 4 dias
O início do roteiro na Chapada das Mesas na verdade faz parte do décimo dia da nossa viagem, e vínhamos dos lugares maravilhosos do Jalapão.

(10º DIA)
Dia de estrada Ponte Alta/TO - Carolina/MA. Muitos quilômetros, viagem longa, mas  o caminho tem estrada boa apesar da quantidade grande de caminhões que passam por lá. Fizemos uma parada em Palmas para resolver alguns problemas com o carro (perdemos a placa, haha), mas nosso décimo dia de viagem foi só estrada mesmo.
Hospedagem do 10º dia - Pousada Morro do Chapéu (Carolina).

(11º DIA)
Nosso primeiro passeio na Chapada das Mesas foi no Complexo da Pedra Caída, onde conhecemos o Cânion, a Cachoeira do Santuário e tiramos uma tarde toda de piscina para descansar. Depois, já no entardecer, fomos conhecer o Portal da Chapada e vimos um maravilhoso pôr do sol. Esse foi, com toda a certeza, o dia mais relax da nossa viagem inteira... Merecido né?!
Hospedagem do 11º dia - Pousada Morro do Chapéu (Carolina).


Se você quiser informações detalhadas, dicas e mais  fotos dos os lugares que conhecemos nesse dia, clique nos links abaixo 👇:

(12º DIA)
Tirado o dia anterior de relax, chegou a hora de mais um dia de "pauleira". Acordamos com disposição de conhecer as Cachoeiras: Cachoeira da Prata e Cachoeira São Romão sem guia, e deu certo apesar de todos não acreditarem. Muuuuita estrada de terra, muita areia, passamos mais um dia de muito cansaço e gratidão. E foi muito surpreendente este dia 
Para fechar com chave de ouro, vimos um pôr do sol maravilho no Rio Tocantins, na cidade de Carolina.
Hospedagem do 12º dia - Pousada Morro do Chapéu (Carolina).


Se você quiser informações detalhadas, dicas e mais  fotos dos os lugares que conhecemos nesse dia, clique nos links abaixo 👇:

(13º DIA)
Dia de estrada, hoje de asfalto, partimos rumo à Fazenda Santa Bárbara, no município de Riachão - MA. Lá, conhecemos o maravilhosos Encanto Azul, Cachoeira de Santa Bárbara e Poço Azul. e pegamos um rallye básico com o 4x4, mas nada que não estivéssemos acostumados, depois do Jalapão. A diferença hoje é que quem dirigiu foi a Dani, e foi super legal, haha!  Para fechar, novo Pôr do Sol no Rio Tocantins, só para garantir o dia perfeito.
Hospedagem do 13º dia - Pousada Morro do Chapéu (Carolina).


 Se você quiser informações detalhadas, dicas e mais  fotos dos os lugares que conhecemos nesse dia, clique nos links abaixo 👇:
Encanto Azul, Cachoeira de Santa Bárbara e Poço Azul

(14º DIA)
Parecendo uma ideia meio louca, decidimos acordar bem cedinho no dia de ir embora da Chapada e escalar o Morro do Chapéu. A experiência? Renovadora e sensacional.  Depois disso, voltamos na pousada, tomamos café da manhã e seguimos viagem, rumo à Natividade, já rumo de volta para casa.


Se você quiser informações detalhadas, dicas e mais  fotos dos os lugares que conhecemos nesse dia, clique nos links abaixo 👇:
Resumo - o que achamos
Não tinha como ser melhor. A Chapada das Mesas, de fato, é muito especial, passeio único e maravilhoso. Voltaria? CLAROOOOOO! Tendo oportunidade, este destino ficará na minha lista de lugares que pretendo voltar, com toda certeza ainda há muito o que explorar por lá.

Uma decisão nossa muito acertada foi: Fazer os passeios em 4x4 próprio e sem guia. Tenho certeza de que sem o 4x4 teríamos muito, muito, MUITOS PROBLEMAS. A viagem com carro próprio é uma ótima forma de fugir dos passeios de agência, assim como nos outros passeios, nada melhor do que poder montar seu próprio destino. Assim como no Jalapão, as estradas são ruins, de uma forma geral, e isso torna os destinos longos e cansativos.
Tem diversos atrativos que são imperdíveis, difícil até de classificar algo por aqui. Mas eu tive um carinho muito, muito especial pela Cachoeira de São Romão AMOR À PRIMEIRA VISTA ❤ .

E a recepção aos turistas? MARAVILHOSA! Comer na cidade não foi uma tarefa das mais simples, talvez por causa dos horários que procurávamos. Mas, no final de tudo, deu certo. As pessoas são  extremamente hospitaleiras.

Informações úteis
Para ajudar no nosso roteiro, nós fizemos uma relação de hotéis e pousadas que achamos nos vários lugares por onde passamos. Acredito que essa relação também possa ajudar você a programar o seu passeio.
Temos também uma planilha de gastos da viagem, que pode te ajudar a planejar os custos de cada dia no seu roteiro.

Todos os posts dessa viagem

Compartilhar:

0 comentários