Serras Gerais

Já fazia um bom tempo que planejávamos uma viagem para o Jalapão, mas a falta do carro 4x4 sempre cortava o nosso planejamento... Até que um belo dia cansei de escutar "... lá só vai 4x4" e decidi comprar minha humilde Pajero TR4 🙌. Depois disso, é só alegria, haha, e Jalapão 🚘🚜.

Este passeio que vamos contar faz parte da viagem que fizemos com objetivo de conhecer o Jalapão e a Chapada das Mesas. Fomos em 5 pessoas, 2 carros (TR4 e Sandero), tudo megaaa planejado, sem pacotes, sem guia, tudo por conta própria, partindo do DF e passando por GO, TO e MA.
Inesquecível!!! Rodamos quase  6.000 km em 17 dias e tiramos mais de 7.000 fotos 👀😅.

Serras Gerais, Jalapão e Chapada das Mesas

Aqui vamos nós... A viagem foi incrível. No nosso roteiro "punk" visitamos um total de 30 atrativos distribuídos entre lagoas, fervedouros, nascentes, cachoeiras, rios, cavernas, cânions, dunas, mirantes e montanhas... e encontramos visuais incomparáveis.
Lugares conhecidos na viagem:
(i) Serras Gerais
(ii) Jalapão
(iii) Chapada das Mesas
(iv) Natividade

Passamos também por outros lugares, como a Chapada dos Veadeiros e arredores de Brasília, mas como esses lugares fazem parte do "quintal de casa", já fomos outras vezes e comentaremos em post específico da Chapada dos Veadeiros de forma mais completa e abordando tudo que já conhecemos.

Um pouco sobre as Serras Gerais
Localizado no Sudeste do Estado de Tocantins, Serras Gerais é uma região incrível que engloba os seguintes municípios: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga. Apesar de pouco conhecida pelos turistas brasileiros, as Serras Gerais não tem nada de tímida... Isso porque essa região faz parte da maior cadeia de serras do Brasil  e abriga uma natureza virgem, intocada e de aventuras sem igual.
Além de todas as maravilhas naturais, as Serras Gerais guardam ainda muitas tradições, arquitetura tombada pelo patrimônio histórico, história e cultura herdada do colonialismo e da era do ciclo do ouro.

Existe um site muito interessante do governo, o mapa.turismo, que mostra todas as regiões turísticas do Brasil. Esse mapa tem uma ferramenta de categorizar as regiões turísticas, classificando de A a E as regiões selecionadas, em termos de turismo. A partir de lá desse site montei um mapinha de localização das Serras Gerais.
Serras Gerais: Mapa de localização básico
Ahhh, é importante observar que, na época da nossa viagem (2017) mais de 80% da categorização da região das Serras Gerais estava entre D e E, significando assim que o turismo não parece ser uma prioridade nessa região. Portanto, se você gosta de hotéis 5 estrelas, conforto e muita informação turística, aqui pode não ser o melhor destino de férias.
Mas, ao contrário disso, se seu objetivo é paz, exclusividade nos passeios e natureza virgem, aqui parece uma ótima escolha, seja bem-vindo às Serras Gerais.

Apesar de merecer MUITO, a região das Serras Gerais ainda não faz parte de nenhum Parque, tem pouquíssimo incentivo turístico e por conta disso, poucas pessoas conhecem as maravilhas que existem por lá. Maaas, existe um lado bom disso tudo... Lá é possível encontrar lugares intocados e passeios maravilhosamente exclusivos ❤. Claro que já existem alguns lugares que o povão sem educação chegou 😥 e infelizmente já tem lixo... Mas ao dificultar um pouquinho o acesso você encontra lugares que ninguém foi, ninguém postou na internet, ninguém sabe que existe. Imaginou do que eu estou falando?

A região das Serras Gerais é encantadora!

Premissas
Para elaboração do roteiro é importante deixar claro aqui as premissas que adotamos:
(i) Nosso tempo disponível para a viagem era de 17 dias, sendo que para as Serras Gerais separamos 4 dias.
(ii) Partiríamos de Brasília com carro próprio, para não precisar alugar e nem ficar dependendo de passeios prontos (fugimos muito).
(iii) Fizemos mapa de TODAS as trilhas, pois a nossa ideia era não contratar guia em dia nenhum... Assim, se perder não era um problema para nossos passeios.
(iv) Como estávamos indo fora da alta temporada não fizemos reserva de pousadas, pois assim teríamos liberdade para alteração do roteiro, caso necessário.

(MAPA)
Não tem muito sobre as Serras Gerais na internet e eu não consegui achar um mapa. Assim, vou disponibilizar o mapa que fizemos no Mymaps com as localizações das atrações, e que acho que pode ajudar:

As localizações de todos os lugares que nós fomos estão certinhas (já que conseguimos chegar). Além disso, fizemos tracklog de quase todas as atrações, e vamos disponibilizando os caminhos nos posts direcionados, e esperamos assim, contribuir para facilitar o seu roteiro.

O roteiro (Serras Gerais) - 4 dias
O início do roteiro nas Serras Gerais na verdade faz parte do segundo dia da nossa viagem, e vínhamos do nosso destino inicial (Brasília), com uma paradinha na Chapada dos Veadeiros - Catarata dos Couros.
Hospedagem do 1º dia - Hotel França (Aurora do Tocantins)

(2º DIA)
Nosso segundo dia foi para conhecer a cidade de Aurora do Tocantins, cidade maravilhosa e que possui diversos lugares que nem sabíamos que existiam (e não foi falta de pesquisa na internet, juro). Diversos rios de águas verdes, gruta, mirantes, cachoeira e dunas... Tudo em um dia só. O Renato (único guia do passeio que contratamos) tinha uma vontade enorme de nos mostrar os lugares, fazia tudo com uma empolgação que contagiava. De fato, Aurora do Tocantins ganhou nosso respeito.
Hospedagem do 2º dia - Hotel França (Aurora do Tocantins).

Se você quiser informações detalhadas, dicas e mais  fotos dos os lugares que conhecemos nesse dia, clique nos links abaixo 👇:
Balneário Douradas
Cachoeira do Bartolomeu
Banco de Areia

(3º DIA)
Acordamos bem cedinho e fomos conhecer o Rio Azuis de manhã cedinho, antes do sol iluminar as águas e deixar aquele tom azul azul. Mas foi até bom, pois tivemos um pouco mais de tranquilidade para curtir só a gente. Curtimos a manhã toda por lá e depois de um imprevisto com o carro partimos direto para a Lagoa da Serra, onde acampamos aquela noite. Assim, finalizamos a noite com um acampamento incrível, sem energia elétrica, com a lua cheia mais linda que já vi na vida e com direito a banho noturno na lagoa.
Hospedagem do 3º dia - Camping Lagoa da Serra (Rio da Conceição).

(4º DIA)
O quarto dia amanheceu com um maravilhoso nascer do sol na Lagoa da Serra. Logo cedo começamos a desmontar acampamento pra ir embora. Em mais um dia de aventura total, fomos na Lagoa Bonita, que estava proibida e não sabíamos, e depois fomos até um Mirante chamado Garganta, na divisa entre Tocantins e Bahia. Vimos um outro pôr do sol incrível, da estrada, e voltamos para Dianópolis.
Hospedagem do 4º dia - Dianópolis Parque Hotel (Dianópolis).

(5º DIA)
Como perdemos um pouco de tempo com algumas encrencas de carro, chegamos em Pindorama, fomos logo para a Lagoa do Japonês. Chegamos lá bem cedo ainda e aproveitamos bastante. Depois, pegamos novamente o carro e fomos pra aventura Cânion Encantado e Arco do Sol, sem guia, haha! Deu certo e conseguimos chegar. Ufffaaa, nossos roteiros são sinistros. Ahh, e detalhe, o Arco do Sol é maravilhosamente incrível.
Hospedagem do 5º dia - Hotel Nutri Vida (Pindorama do Tocantins).

Daqui partimos para Ponte Alta, que já pertence ao Jalapão, e ia se acabando nossa aventura pelas Serras Gerais, que já deixava muita, mas muita saudade.

Resumo - o que achamos
As Serras Gerais para nós teve um significado muito especial em todo o passeio .  É um lugar pouquíssimo conhecido mas igualmente ou até mais maravilhoso que o Jalapão (difícil saber).
Se pudermos voltar lá, e com certeza vamos, tenho certeza de que muitos outros lugares iriam nos surpreender. Ouvimos até falar de um fervedouro enorme que tem por lá (não fomos), que inclusive deixaria o lugar completo para competir com o Jalapão.
Fora que aqueles paredões rochosos deixam qualquer um maravilhado. Juro que ainda não entendi o porquê das Serras Gerais não ser parte de um Parque Nacional. Gente, aquilo lá merece demais ser preservado.
A viagem com carro próprio é uma ótima forma de fugir dos passeios de agência, e acho que para cá nem teria essa opção, pois não existe investimento em turismo. As estradas são, em sua maioria, boas e bem sinalizadas. Mas claro que não estou falando dos caminhos para os passeios, pois geralmente estas são ruins, quase na totalidade de terra (normal, né?), e em alguns casos, somente para carro 4x4.
Acho que o que nos encantou mais foi Aurora, uma parte por causa da ótima experiência com o guia Renato, e outra parte pelos encantos desconhecidos de lá. Destaco aqui o atrativo Banco de Areia, que para nós foi imperdível, sem igual ❤.
Com relação à recepção aos turistas neste lugar... As cidade são tão pequenas que por várias vezes pensamos que não haveriam pousadas para nos hospedar, haha! Mas depois do susto e aquela impressão inicial, encontramos aconchego, ótimos preços e pessoas incríveis. Mas atenção, se você gosta de muito conforto e mimos, esqueça as Serras Gerais, pois não se encaixará lá!

Serras Gerais, ahhh Serras Gerais, obrigada pelos encantos!

Dica importante: A qualquer pessoa que queira conhecer Aurora do Tocantins, recomendamos o RENATO, melhor guia de todos os tempos. O telefone dele é (63) 99284-9447. O Renato é simplesmente um guia maravilhoso além de uma pessoa incrível... Nós fizemos passeios com ele o dia todo (sem almoçar, detalhe), passamos por "poucas e boas" e até depois do pôr do sol ele queria nos levar pra conhecer outros lugares. Sabemos como é ruim contratar um guia ruim... Portanto, a dica primordial Ã© GUIA EM AURORA = RENATO!
Ele trabalha num barzinho/restaurante bem na praça de Aurora, e que por sinal vale muito a pena o jantar por lá, muito gostoso e bem servido.

Informações úteis
Para ajudar no nosso roteiro, nós fizemos uma relação de hotéis e pousadas que achamos nos vários lugares por onde passamos. Acredito que essa relação também possa ajudar você a programar o seu passeio.
Temos também uma planilha de gastos da viagem, que pode te ajudar a planejar os custos de cada dia no seu roteiro.

Todos os posts dessa viagem