Fervedouro do Buritis e Fervedouro do Ceiça


Como chegar
O caminho para os fervedouros é bastante fácil e pertinho do centro de Mateiros. Chegar nestes atrativos é extremamente simples e muitas pessoas sabem indicar suas localizações. De qualquer forma, segue tracklog que fizemos para ajudar:

Powered by Wikiloc

A trilha
Nível - fácil
Distância - não há trilha
Estaciona-se o carro e já, praticamente, chega-se ao destino, que é dentro de propriedades particulares Portanto, qualquer pessoa consegue chegar a estes locais.

Um pouco do nosso dia...
O contato inicial com um fervedouro é algo engraçado e inexplicável... 😀
A gente fica olhando as pessoas se divertindo e bate a maior curiosidade: "Como será que é lá dentro?" "Será que não afunda mesmo?"
E, ao entrar no fervedouro, dá vontade de rir pois fica todo mundo, um olhando pra cara do outro e dizendo: "Caraca, não afunda mesmo..." hahahahahaha!

Curiosidade: Você sabe o que é um fervedouro? Fervedouros são nascentes onde as águas que brotam do chão jorram com tanta intensidade que não te permite afundar. A palavra "fervedouro" significa "agitação", "inquietação", o que representa bem o local. De acordo a placa no fervedouro do Ceiça:

"No Jalapão ocorre esse fenômeno pela ressurgência das águas causando uma pressão que impede o corpo de afundar. Isso ocorre porque sob o poço de água há um lençol freático e logo abaixo uma rocha impermeável. Sem encontrar um local de vazão pela rocha, a água nasce e é jorrada com muita pressão empurrando para cima a areia e o que houver sobre ela".

✔ FERVEDOURO DO BURITIS
O Fervedouro do Buritis foi o nosso primeiro contato com fervedouros no Jalapão, e com certeza inesquecível. Nesse local, assim como em todos os fervedouros do Jalapão, existe regras. Paga-se para entrar e existe um limite de tempo e de pessoas na água. Assim, aguardamos alguns minutinhos observando as pessoas antes que pudéssemos entrar.
A água do fervedouro é extremamente cristalina, azul clarinha e o poço tem formato circular e rodeado de vegetação formada de bananeiras.
Regras do fervedouro: capacidade de 10 pessoas, 20 minutos por grupo e não é permitido a utilização de protetor solar ou qualquer tipo de óleo que suje a água.



✔ FERVEDOURO DO CEIÇA (FERVEDOURO BANANEIRAS)
O Fervedouro Bananeiras, mais conhecido como Fervedouro do Ceiça (dono da propriedade) é menor do que o Fervedouro do Buritis, mas igualmente lindo ❤. Com uma vegetação mais densa e a força das águas um pouco menor do que o anterior, esse lugar é igualmente imperdível de visitação.
As regras desse local são: capacidade máxima de 6 pessoas por vez e 20 minutos por grupo.  Também não é permitida a utilização de protetor solar, assim como o Buritis.
Curte hidromassagem?




O que achamos?
É obrigatória a visita aos Fervedouros, pois esta é uma das curiosidades e atrações principais da região. Ótimo lugar para relaxar.
Imperdível, inclua ambos os fervedouros no seu roteiro  

Gastos
R$15 por pessoa - Fervedouro do Buritis
R$20 por pessoa - Fervedouro do Ceiça

Todos os posts dessa viagem

Compartilhar:

0 comentários