Lagoa da Serra


Como chegar
Acho que esse tracklog pode ajudar você a encontrar a entrada. Com todas as idas e vindas, e os caminhos errados, o destino final ainda está correto. O caminho, depois que entra em Rio da Conceição são cerca de 30 km, mesmo que a gente tenha andado ao total 38 km... hahahaha! E atenção, dos 30 km do total, cerca de 10 km são em estradas de areia... Recomendamos o 4x4. Segue mapa:
Powered by Wikiloc

A trilha
Nível - fácil
Distância - não há trilha
A Lagoa da Serra é uma espécie de praia de areia branca e o carro fica estacionado bem pertinho do local para banho e Camping.

Um pouco do nosso dia...
Saímos da apaixonante cidade de Aurora do Tocantins, fizemos parada no Rio Azuis, cuja experiência contamos nesse post aqui, e tínhamos a ideia de parar no caminho para conhecer a Cachoeira do Registro... Mas não deu certo... No meio do caminho percebemos algo errado com o carro. Assim, abortamos o passeio Cachoeira do Registro e Gruta dos caldeirões e voltamos para a cidade, direto para o mecânico 😕.
Saímos do mecânico quase três da tarde. Afff... decidimos deixar a cachoeira pra lá e ir direto para a Lagoa da Serra, acampar por lá.

Observação importante: Não confunda Lagoa da Serra com Lagoa Bonita. Ao montar o seu roteiro, você pode ter a mesma dúvida que nós tivemos... Achar que Lagoa Bonita e Lagoa da Serra são o mesmo lugar. Mas não, NÃO SÃO! A Lagoa da Serra pertence ao Município de Rio da Conceição. Já a Lagoa Bonita fica no Município de Dianópolis.

Ficamos com a maior dúvida também... e depois de muito pesquisar, ver fotos e vídeos, percebemos que a Lagoa da Serra também era chamada de Lagoa Bonita, e daí toda a confusão. Até o último momento estávamos achando que os 2 eram o mesmo lugar... Resultado: Incluímos de última hora a Lagoa da Serra no roteiro, e como existe pouquíssima informação sobre ela na internet, fomos até lá sem saber direito o caminho 😅. Emoção pura...
Fomos na Lagoa Bonita também, outra emoção à parte e que contamos com link no final desse post.

O caminho para a Lagoa da Serra é tranquilo até uns 20 km... depois disso, TOTAL AVENTURA de areia fofa... A gente com a TR4, que aguentou tranquilamente o tranco, e o Sandero, tadinho... hahaha! tadinho dele, e de nós 😓

Como já esperávamos, atolamos o Sandero pelo caminho 3 vezes na areia fofa... a Mari quando viu a encrenca já logo pulou fora do volante e deixou o Thales dirigir. Que aventura! haha!
Eu, Jorge e Mari na frente com a TR4, Thales e Dani atrás no Sandero. gritávamos o tempo todo: "Vai que ele veio, vai que ele veio...", "Pára, pára, pára que ele atolou.", "Corre, corre, corre, que eles estão vindo." que adrenalina louca. hahaha!
A cada porteira e colchete para abrir uma chance de atolar. Nós 5 em 2 carros, perdidos na areia, calor, todos sujos de tanto desatolar carro, e o sol indo embora... E, como se não tivesse emocionante o bastante, começamos a ver umas pegadas diferentes, patas que não pareciam gatinhos 🐾 😱. A Mari entrou em desespero! haha! "Ahhh, não vou dormir com onça por aqui de jeito nenhum". Começamos a pensar, "vamos ter que dormir no meio do meio do nada com risco de virarmos comida de onça 😭😵"
Estávamos já por desistir, o sol havia sumido e as estrelas já começavam a aparecer... O ponto do GPS distanciando cada vez mais da lagoa... resolvemos voltar e procurar a entrada mais para trás.

A Mari observando o mapa pelo Google Earth que foi a salvação! Ela conseguiu encontrar a entrada no meio do mato, e voltamos até lá. Resolvido?? Você que pensa... haha!
Quando encontramos a porteira do local que dizia "Fazenda Lagoa da Serra", logo abaixo dizia Propriedade particular, ENTRADA PROIBIDA! Afff......! Nããããããããoooooo!
Que decepção! Todo mundo ficou com a maior cara de tristeza. Não é possível que gastamos a tarde toda indo pra um lugar e não íamos poder entrar.
O Thales, não dando o braço a torcer, falou: "Ahh, nós vamos entrar! Eu não vim até aqui à toa."

Olhamos um pra cara do outro, apreensivos e com um medo danado de invadir a propriedade dos outros, mas fomos em frente! Passamos a pontezinha, abrimos a porteira e entramos! 😤

E logo na chegada tinha um casal conversando perto de um caminhão... Pensamos "é agora que vamos levar tiro" 👀. Eu, que estava no carro da frente, com a maior cara de pau do mundo disse à moça que estávamos perdidos e procurávamos a Lagoa da Serra. 👀
 A mulher respondeu: "é aqui!"
Uffaaaa! Sem tiros 😌. Depois que acalmamos nossos ânimos, a mulher explicou que ainda não haviam tirado a placa de "proibida entrada", mas que ali era Camping e podia entrar SIM.

A moça cobrou 30 reais por pessoa, da pernoite do Camping, e fomos reconhecer o terreno, já escuro, sem energia elétrica e íamos para um outro desafio: montar as 3 barracas à luz de lanternas.
Acampamento - dia seguinte de manhã
Ainda no meio da confusão de montar barraca, a Dani dá um grito: "Gente, olha aquela Lua" 🌕
Parecia o sol.... Enorme, surgindo por trás da montanha lindo do lago.
Cara... Imagina a lua cheia mais linda de todos os tempos, não dá nem pra descrever... A lua nascendo atrás da Serra e iluminando toda a lagoa... Largamos tudo e fomos lá ver. Sentamos e ficamos ali, só olhando. Valeu todo o perrengue para chegar, com TODA a CERTEZA!

"Thaís, corre e pega a câmera", a Dani gritou. Mas tava longe, lá no carro, e eu ia perder todo o show... Pois é, me deu preguiça, e achei que as fotos do jorge e da Mari poderiam ficar boas, do celular, 👀😕 que ilusão.... Resultado: Ficamos com o melhor registro daquele momento em nossas lembranças, e a melhor foto que temos foi essa:  😢😩😨😧😥😦

Claro que nem de perto essa foto representa o que vimos, foto de lua é difícil mesmo...
Depois que terminamos de montar as barracas, aí sim eu fui no carro, peguei a minha câmera... A lua já estava lá no alto, e iluminava tudo, não precisávamos de lanterna para enxergar. Tirei uma foto do local, era perto de oito da noite. Juro que foi à noite.

E que tal um banho sob a luz do luar? "Vamos tomar banho na lagoa", falamos pra Mari. Uhull, vamos! Colocamos biquíni, pegamos canga, e quando olhei pra Mari, estava ela com toalha, shampoo, sabonete... kkkkkkkkkkkkkkkkk!
"Mari, onde você vai com isso aí?" Indaguei. E ela sem entender muito bem respondeu: "Ué, não vamos tomar banho? Estou pegando as coisas de banho".
😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆
Essa menina é doida, gente... Ela queria tomar banho com sabonete na Lagoa limpinha...
Depois de muitas risadas, conseguimos explicar pra ela que o banho na lagoa seria só um mergulho que não poderíamos usar aqueles itens ali e deixar a água cheia de sabão.
A Mari sempre deixa nossos dias mais engraçados, é cada uma que ela fala, só rindo mesmo!

Foi um banho maravilhoso, a água não estava tão gelada e a lua clareava tudo como um farol. Depois ninguém tinha coragem de sair no frio.

A Mari ainda encasquetada com a onça, perguntamos a senhora que toma conta da casa se ali já tinha aparecido onça por ali. E para o desespero da Mari ela respondeu: "Ahh, tem sim... Esses dias mesmo tinha uma bem ali", apontando para a área onde íamos acampar. 😅
Daquele momento em diante, a onça virou parte da zoeira do nosso passeio, a Mari só falava nisso... hahaha! A menina morreu de medo a noite toda... E não só ela, acho que todo mundo ficou com aquilo na cabeça. E quem é que teve coragem de sair a noite pra fazer xixi? kkkkk!

Hora de dormir, na barraca passamos a única noite fria das férias... mas muito gostosa. Combinamos de acordar para ver o nascer do sol e eu queria também ver o pôr da lua, que ideia maluca... Coloquei o relógio pra despertar a partir das 4:30 da manhã, e de meia em meia hora saia da barraca e dava uma espiada na lua e no céu. 😅 O Jorge quase me matou de raiva... haha!
Quando eu vi que estava clareando um pouco já, acordei a Dani e a Mari para fazermos o reconhecimento do local.
Era um misto de sono, fome e frio... A vontade de ficar dentro da barraca era grande, mas quando eu teria a oportunidade de ver outro nascer do sol daquele?



Os cachorrinhos do Camping estavam com a corda toda e nós com nenhuma, coitados... haha! E como estávamos sozinhos no Camping, não tinha ninguém para dividir a empolgação dos bichinhos. Eles pulavam e pulavam na gente... e nós, meio dormindo ainda, não queríamos brincadeira.

Tirei muuuuuita foto, cada hora que clareava um pouco mais o dia, a cor do céu ficava diferente.

Quando o sol saiu foi outra emoção... Como é lindo esse lugar! Estávamos todos apaixonados . Agora, com a luz do dia dava pra ver como a água era clara, e como aquelas montanhas eram lindas.


Curtimos mais um mergulho, dessa vez à luz do sol... Fotos, fotos e mais fotos... 📷

Hora de desmontar acampamento, tínhamos mais um monte de lugares para conhecer, e com o coração partido, tínhamos de seguir viagem.
Não dava vontade de ir embora!! Queríamos tanto ficar mais... curtir o dia... Ahhh! Esse lugar vai dar muuuuuita saudade!

O que achamos do local?
Sem exagero... A Lagoa da Serra é Mais que Imperdível, é Sensacional, é Incrível, é Lindo! O lugar ainda foi só nosso o que aumentou ainda mais a magia. Consideramos o destino obrigatório!!!!
O caminho é difícil, tem bastante areia fofa... Por isso não aconselhamos ir sem carro 4x4. Até dá, mas vai ter que contar um pouco com a sorte. É muita areia...
Uma dica que damos é: passe o dia e acampe por lá.
Quando fomos não havia estrutura nenhuma, nem mesmo energia elétrica... Então é importante se organizar bastante o acampamento e a estadia lá. Água? só gelada...

Lagoa da Serra, sentiremos muita, muita, MUITA SAUDADE!

Gastos
R$30 por pessoa - Camping Lagoa da Serra

Todos os posts dessa viagem

Compartilhar:

0 comentários