Cânion Sussuapara


Como chegar
Saindo de Ponte Alta rumo à Mateiros, já na volta ao Jalapão, o primeiro destino, e talvez também o mais fácil deles é o Cânion Sussuapara. Chegar é simples e sinalizado, e percorre-se cerca de 15 km a partir de Ponte Alta. Segue mapinha para ajudar:

Powered by Wikiloc

A trilha
Nível - fácil
Distância - cerca de 200 metros, descendo.
Estacionando o carro na beira da estrada, o caminho é por uma trilha fácil até o Cânion. Com um pouco de cuidado qualquer pessoa consegue chegar, moleza.

Um pouco do nosso dia...
Saímos de Ponte Alta bem cedo e percorremos cerca de 15 km em estrada de terra até a entrada do Cânion. O Cânion Sussuapara tem entrada gratuita e é necessário ter um pouco de atenção para não passar de sua entrada. Próximo à entrada da trilha é comum ver carros parados na estrada e tem uma placa improvisada.

Se você vai entrar para o Jalapão por Ponte Alta o Cânion Sussuapara é parada obrigatória, não só por sua indiscutível beleza, mas também pelo fato de após ele você passar algumas horas literalmente comendo poeira, hahahahahahaha! Se como nós você tiver como destino final Mateiros será necessário percorrer cerca de 160 km de estrada de terra, areia, pedras e buracos (o Jalapão é mesmo bruto), sem contar os desvios para cachoeiras no caminho. Então vai por mim, pare no Cânion e renove suas energias antes de seguir viagem.
O Cânion Sussuapara apresenta belos paredões de arenito, com vegetação encharcada caindo do alto que dão um charme maior ao local. Por ser um cânion, o sol por lá é tímido e a luminosidade baixa, o que torna as fotos por lá ainda mais especiais.

Observação importante: Reza a lenda que o Cânion é encantado, e que quem vai até lá tem direito a um pedido... Faça o seu pedido quando estiver por lá, pois os seres da mata que lá habitam irão cuidar de seu pedido com carinho. Faça assim: As pedras claras pelo chão são vale desejos, você deve pegar uma pedrinha fazer seu pedido embaixo da queda d’água que escorre pelos paredões, e então deposita a pedrinha em alguma parte do paredão. Nós não sabíamos dessa lenda e não fizemos pedido nenhum😕, mas você já sabe, não esqueça de fazer seu pedido!

O nome Sussuapara vem de Suçuapara nome indígena para Veado-Galheiro, pois era muito comum vê-lo andando pelo Cânion... acredito que não só pela água fresca mas também pelo clima de temperatura amena que só o Cânion tem. O Jalapão é bem quente e momentos de frescor são exclusivos dos mergulhos em cachoeiras e fervedouros, então se você curte sombra e água fresca o Cânion Sussuapara é perfeito!!

O que achamos?
Imperdível! A trilha é muito tranquila e rápida. O local nos transmite uma paz que consegue acalmar e renovar as energias para seguir viagem. E a paisagem é bem diferente do que se vê pelo resto do Jalapão.

Mas em resumo, esse foi uma pequena parte do nosso segundo dia desbravando o Jalapão. Assim, não deixem de ler os outros posts e conhecer todas as dicas do Jalapão.
Nossa dica é: Inclua no seu ROTEIRO e não se arrependerá   

Gastos
R$0 por pessoa - grátis

Todos os posts dessa viagem

Compartilhar:

0 comentários