Banco de Areia


Como chegar
O caminho de carro é uma aventura à parte, pura emoção. Se você não está com um carro 4x4 recomendo que não venha pois o trecho final da estrada é todo de areia fofa.
Importante: Existe uma das porteiras que é trancada com cadeado, e só o dono da fazenda tem a chave... Então antes de se aventurar pelo tracklog, dê uma perguntada na região sobre o acesso.
Powered by Wikiloc

A trilha
Nível - ?
A referida "trilha" é,  na verdade, uma escalada duna acima, bem íngreme, e exige pelo menos uma das duas coisas, (1) ou bastante tempo e calma para subir bem devagar e parando diversas vezes, ou (2) bastante disposição física pra subir tudo de uma vez só.

Um pouco do nosso dia...
Saindo da Cachoeira do Bartolomeu, contado neste post aqui, ainda tínhamos algumas opções de lugares pra conhecer na região. Mas a decisão foi unânime: Dunas!
Na verdade o nome da atração de Aurora do Tocantins é Banco de Areia, e pra ser muito sincera, eu já tinha visto algumas [pouquíssimas] fotos na internet, mas não tinha brilhado meus olhos.
Só que quando o nosso guia Renato mostrou as dunas de longe, todo mundo gostou da ideia e decidimos arriscar o atrativo...
Esse é o visual de longe... O atrativo "Banco de Areia" é essa parte com areia branca na ponta direita da montanha. LÓGICO QUE TODO MUNDO SE APAIXONOU JÁ DE LONGE NÉ...
E foi bem assim que começou a AVENTURA. Espia só...

AVENTURA, Parte 1:
Ficamos um bom tempo dirigindo atrás do Renato (guia), de moto, em busca do fazendeiro, dono das chaves do Banco de Areia. Rodamos, rodamos, rodamos... e nada do fazendeiro aparecer. 😑
Quase desistimos e fomos para uma cachoeira chamada "Escorrega". O Renato colocou até um pouco de pilha, mas quando ele viu a nossa cara de decepção que não iríamos no Banco de Areia, ele falou: "deixa eu tentar mais uma pessoa, só mais uma então".

Embarcamos na ideia e rodamos mais um pouco, chegamos num rio que ele falou que dava pra atravessar com o 4x4, morri de medo por causa da falta do snorkel no carro e não fomos. 😅
Demos a volta, pegamos outro caminho, pegamos mais um guia [que sabia os macetes e caminhos], e o menino jurou que a porteira estava aberta... E adivinha? Quando chegamos na bendita porteira: TRANCADA! Afff... Novamente pensamos em ir no tal "Escorrega", novamente cara de decepção, novamente o Renato falou: "Esperem aqui que eu vou tentar só mais uma pessoa".
Esperamos, esperamos, esperamos... e lá vinha ele com a motinha dele e mais o outro guia na garupa. COM AS CHAVES 😄✌ Uhuul, euforia total...

AVENTURA, Parte 2:
Depois da porteira, tudo ficou uma emoção só... Areia, muuuuuita areia. O Renato atolava com a moto sem parar, corria, empurrava moto, subia, e atolava novamente 😅.
Foi quando demos a ideia de ele subir no estribo, pelo lado de fora do carro. Eles toparam a nossa ideia, deixaram a moto pelo caminho e subiram, um cada guia de um lado do estribo da TR4... E lá fomos nós....

Eu, na direção [perigo total], e mais 7 passageiros (5 no interior e 2 nos estribos), dirigindo areia adentro e fugindo dos buracos e dos galhos para os guias não voarem no chão, mas ao mesmo tempo sem poder andar muito devagar pra não atolar na areia.

AVENTURA, Parte 3:
Chegamos, nem acreditei... Não achei que sairíamos daquele test drive sem uma "atoladinha" sequer,  mas deu certo. Já onde paramos o carro estávamos de cara com o Imponente Banco de Areia.
De lá de baixo, olhando pra cima, pareceu que seria moleza. Ahhhhhh, tá! Aqui começava a aventura, parte 3.
A subida foi algo inexplicavelmente difícil e cansativo, a gente subia, subia, subia... e não saia do lugar. Claro que a falta de condicionamento físico atrapalhou muito, mas tenho certeza que será difícil pra todos, não é possível que eu quase morri e alguém diria que é fácil, haha  😅.




Pois quando chegamos ao lugar que, lá de baixo, parecia ser o topo, descobrimos que ainda tinha mais o triplo daquilo para subir 😨😩
Força, vamos que vamos...
E cada parada para foto era um suspiro de paixão por aquele lugar.

E valeu a pena. E, quando chegamos em 2/3 da subida, demos de cara com um paredão rochoso de tirar o fôlego. Finalmente, topo 📷


Estávamos impressionados por aquele visual surpreendente e [bastante] inesperado...


Enquanto estávamos na sessão de fotos, o Thales continuou subindo, junto com o Renato e o outro guia [de fôlego infinito].
Pensei, pensei, pensei... e gritei pro Thales: "é bonito aí?", meio que torcendo pra ele dizer que não, pois não saberia se ia aguentar subir mais. E a minha força para subir veio exatamente na hora em que ele gritou de volta: "Muitooo". Ahhhh, eu não perderia aquela foto por nada nesse mundo. Respirei fundo e fui.
E então, valeu a pena subir mais pra ver o outro visual? Me diga você...

Na minha opinião, valeu demais!

Exploramos tudo lá em cima e descemos novamente até um ponto estratégico para ver o pôr do sol todos juntos. Sentamos na areia e aguardamos atentamente o entardecer desse dia tão especial.
Palmas para a natureza, que sempre nos surpreende com cenários assim...




Depois que sol sumiu foi molezinha descer as dunas até o carro, e não se pareceu nem um pouco com a experiência traumática de subida 😂. Pra descer todo santo ajuda, né?
E aqui começa a aventura, parte 4...

AVENTURA, Parte 4:
O Jorge foi dirigindo na volta, e eu e o meu irmão, Thales, tivemos a "brilhante ideia" no voltar no estribo do carro também. Tinha que dar merda, né?

Claro que eu, num dado momento que o carro passou num buraco, voei do carro e me "estrebuchei" no chão igual a um saco de batatas. Segundo tombo do dia, 😉 tô ficando mestre.
Infelizmente, eu só tive a visão em 1ª pessoa, e só consegui ouvir os gritos "Ela caiu! Para o carro que ela caiu"... Mas quem assistiu de camarote jura que foi uma dos momentos mais cômicos da viagem.
A minha sorte era que a estrada era de muita areia fofa, então só o que me aconteceu foi que eu comi alguns quilos de areia, mas saí pronta pra outra "barbaridade", hehehe!
Rimos de chorar 😅😭por horas e horas, dias e dias... e quando pegarmos pra ler esse texto, é certeza,  riremos de novo.

Bom, infelizmente as aventuras do dia acabaram. Chegamos de volta na cidade famintos e, foi exatamente nesse momento que o Renato entendeu o porquê que comíamos como se não houvesse amanhã, hehe!
Partimos para o restaurante do Renato muito satisfeitos com nossa decisão de ter passado o dia em Aurora do Tocantins e ter contratado o Renato como guia. Missão cumprida com honra.

O que achamos? Não tenho nem palavras pra explicar o quanto eu amei o Banco de Areia de Aurora do Tocantins. Pra mim esse foi o mais inesperado e um dos mais imperdíveis da viagem toda. Com certeza esse dia e esse lugar deixarão lembranças inesquecíveis, e que espero que sejam eternizadas no blog. Recomendadíssimo.

Em resumo, esse dia completo em Aurora foi surpreendente, não deixem de ler os outros posts e conhecer todas as dicas de Aurora do Tocantins.

Gastos
R$ 0 por pessoa - entrada gratuita
R$30 por pessoa - contratação do guia (a diária do guia foi R$150)

Todos os posts dessa viagem

Compartilhar:

0 comentários