Morro do Chapéu

Subir o Morro do Chapéu é uma aventura total e nem todos topam este passeio. Podemos dizer que são cerca de 40 minutos de subida forte com trilha em ritmo forte de escalaminhada e com muitas pedras soltas. Mas, acredite, o visual lá de cima faz tudo valer a pena...
O Morro do Chapéu leva esse nome por causa do seu formato, e é um dos cartões postais mais bonitos da Chapada das Mesas.

Como chegar
O caminho até o Morro do Chapéu não tem placa e é um pouco complicado. É necessário passar por algumas porteiras, e por algumas vezes pensamos que estávamos perdidos... Mas, como gravamos tracklog, acredito que facilitará bastante a vida do leitor. Segue mapa:

Powered by Wikiloc
A trilha
Nível - média
Distância - 500 metros
Depois de passar por várias porteiras, e com impressão de estar entrando na "casa dos outros", chegamos ao pé do Morro do Chapéu e começa a aventura. São 500 metros de caminhada com 250 metros de desnível, mais ou menos... Imaginou a inclinação? O carro fica estacionado bem no meio do mato mesmo, e o restante do caminho é por uma trilha de muitas pedras soltas, morro acima.
É um pouco perigoso, mas com cuidado não haverá problemas em sua caminhada.

Um pouco do nosso dia...
A ideia era "madrugar" para ver o nascer do sol de lá de cima...
(obs. essas ideias de gerico sempre são minhas, e sou sempre xingada por elas... hahaha)

... Mas levando em consideração o cansaço que estávamos e a preocupação de não conhecer a trilha e nem o caminho, optamos por subir bem cedinho, assim que o sol surgiu lá embaixo. Assim, deixamos tudo preparado e saímos.
Vimos um amanhecer maravilhoso da estrada e quando chegamos no início da subida já estava tudo claro, o que facilitou a nossa trilha de "escalaminhada".

A subida foi intensa, fizemos em cerca de 40 minutos e chegamos no topo quase morrendo...
(obs. Ahh, nessas horas que vejo como é ruim ser gordinha 😂)

Lá no topo paramos um pouco para descansar e seguimos para o mirante.
E foi justamente na hora que sentamos lá no mirante, com aquele visual maravilhoso que todos pararam de me condenar pelas ideias malucas e deram o braço a torcer... VALEU A PENA! 😀

O Jorge (meu marido mala sem alça ❤), como não nos acompanhou nessa trilha, perdeu o visual sem igual pra ficar dormindo... Aff! Não façam como ele, não tenham preguiça nas férias! Isso é quase um crime, pra mim pelo menos. 😄

É como eu sempre digo: Férias é para cansar o corpo e descansar a cabeça!

O que achamos do local?
Lindo! O Morro do Chapéu tem um visual privilegiado de quase 360° de toda a Chapada das Mesas. A subida é um pouco cansativa para os sedentários (como eu), mas compensa todo e qualquer esforço.
Quanto à necessidade de ir acompanhado de guia, nós fomos sem nenhum, e deu tudo certo. Mas claro, caso você opte por esta maneira de subir, conte com um toque de aventura e se acontecer de se perder... considere parte do passeio.
Outro detalhe importante: A trilha é estreita, a subida é íngreme e exige cuidado com as pedras soltas, não vá pensando que isso aqui será como uma caminhada no parque. Não se preocupe pois não é nada de outro mundo, mas exige que as pessoas saibam aonde estão indo e o que vão encontrar de obstáculos...
No mais, após as pesquisas necessárias sobre as dificuldades, a recomendação é: inclua no seu roteiro! Recomendamos demais a visita, caso goste desse tipo de aventura.

Gastos
R$ 0 por pessoa -  grátis 😉

Todos os posts dessa viagem