Poço Azul



O Poço Azul é, sem dúvidas , um dos lugares que mais "brilha os olhos"  de quem pesquisa por Mambaí. O atrativo é formado por 3 poços de águas verdes-azuladas, ótimos para banho, e que "rejuvenesce a alma" de qualquer cidadão. 

Como chegar
Saindo de Mambaí, percorremos cerca de 18 km na estrada e deixamos o carro estacionado próximo à entrada da trilha, na beirada da estrada. Nesta trilha, assim como em tudo que conhecemos em Mambaí, é totalmente dispensável o uso de carros altos ou traçados. Segue mapinha:

Powered by Wikiloc

A trilha
Nível - média
Distância - 7 km (ida e volta)
Consideramos essa trilha de nível médio. Na volta, por ter mais trechos de subida, exige-se um pouco mais do esforço cardíaco. Mas, mesmo sendo um pouco extensa e com alguns trechos de atenção, consideramos que a trilha possa ser feita por pessoas de qualquer idade, desde que sabidas as condições a que se submeterão.  Apesar da trilhar ser bem demarcada, fomos informados que era obrigatória a presença de guia [por conta de uma lei municipal].

Um pouco sobre o nosso dia...
No dia desta trilha, levando em consideração a necessidade de contratação do guia, tomamos café no primeiro horário e fomos buscar a agência para reservar nosso passeio. Maaaas, para nossa surpresa, fomos informados pela agência de que não havia mais vaga para o passeio que queríamos, "poço azul". Ficamos muuuuuuuuito frustrados, mas ainda na tentativa de conseguir o tal guia obrigatório, fomos na outra agência da cidade [são somente 2 agências]. Mas, novamente, agora pela outra agência, fomos informados de que não poderíamos cumprir o nosso planejado. Deram diversas outras opções de passeio, mas nenhum nos agradou... 😖

Foi quando decidimos o seguinte: "uai, nós sabemos o caminho, então vamos pra lá. se não der certo, a gente parte para a Cachoeira Paraíso do Cerrado e curte o dia lá". E fomos...

Para nossa surpresa, chegamos na entrada da trilha e iniciamos a caminhada sem nenhum problema , uhull 😅 Bora caminhar então... 
Já com uns 15 minutos de trilha, nossa prova de fogo, alcançamos um grupo com seus respectivos guias. Optamos por explicar, quando fomos perguntados pela menina que era guia, que não havíamos conseguido nenhum guia, mas que sabíamos o caminho e queríamos ir por nossa conta. Ela respeitou a nossa opção, mas disse que, se quiséssemos, poderíamos nos juntar ao grupo. 
Nós até tentamos, ficamos andando com eles por um certo tempo, mas logo optamos por seguir no nosso ritmo, mais rápido, e no intuito de pegar os poços mais vazios.

E assim fizemos... e foi a melhor coisa! Conseguimos pegar todos os poços vazios, e aproveitamos as fotos antes da "tropa" chegar.

Foi maravilhoso, pegamos os poços vazios, com a água paradinha e pouco remexida.

A água de todos os poços estava bem clarinha já que não chovia há algum tempo.

E assim fomos fazendo, quando o grupo de pessoas chegavam, a gente partia para o poço de cima, assim até chegar ao terceiro poço. Nesse terceiro poço, o acesso ao local era um pouco "chatinho" e isso fez bem poucas pessoas subirem até lá. E exatamente por esse motivo optamos por passar um bom tempo lá.

Ficamos bem á vontade por lá... e depois que o "povão" que ocupava os poços de baixo foram embora, descemos para o primeiro poço, e para nós, o mais bonito.

Essa cachoeira é maravilhosa e o sol bate no poço durante quase toda a tarde. Com o poço de água bem verdinha e uma queda bonita, curtimos uma boa parte da tarde de sol por lá.



E percebemos que havia um pessoal num canto da mata fazendo churrasco, cerveja, refrigerante, música alta, e NENHUM GUIA.. Uai, então o pessoal da região pode entrar sem guia ❓
Enfim, não vou entrar muito nessa questão não [não queremos gerar polêmica]... o importante é que nós estávamos sem guia, sem grupão de pessoas, no nosso ritmo, à vontade na cachoeira e sem obrigação de hora para voltar. ✅

Para rir um pouco: Junto do "grupão" que estava com guia, havia uma menina que estava de botinha de salto alto. Sério, dá pra acreditar nisso? Depois disso, ainda foi preciso ouvir da guia que as trilhas eram muito perigosas. Deu muita vontade de falar: "Pois é, para as pessoas que vem de salto alto deve ser mega perigosa mesmo, mas se tirar o salto, aí fica tranquilo de ficar com o pé no chão" Mas como já estávamos errados, optamos por ficar quietinhos e não arrumar confusão 😅😄

Com relação à dificuldade da trilha, de fato, existem 1 ou 2 pontos de atenção e consideramos a dificuldade pequena/média [a volta é um pouco mais de subida], mas o caminho é BASTANTE FÁCIL E DEMARCADO.
Volto a dizer, como no post da Cachoeira do Funil: Entendemos que a profissão 'guia', de acordo até com o dicionário, serve para "acompanhar alguém para lhe mostrar o caminho; orientar; conduzir (alguém) para determinado sítio; encaminhar, levar". Portanto, se o caminho é fácil, isso me parece incoerente e até agora, juro, não entendi a obrigação da contratação do guia 😒

Ahhh, mas vamos esquecer isso... deu tudo certo, conseguimos ir aonde queríamos, do jeito que queríamos, e o lugar realmente fez valer a pena.

Finalizando, o que achamos do local? Lindo!!! O Poço Azul merece ser taxado como 'destino obrigatório' e, caso não tenha chovido você conseguirá encontrar 3 poços de cor bem clarinha. O estresse com a questão do guia acabou sendo evitado, uma vez que não contratamos o serviço em  nenhum dos dias [mesmo tendo tentado]. Talvez por força do destino, talvez por vontade Divina, enfim, o importante é que pudemos ficar á vontade para curtir o momento sem ninguém dizendo a hora que precisávamos ir embora. 

Resumindo: DESTINO OBRIGATÓRIO ❤


Gastos
R$0 por pessoa

Todos os posts dessa viagem
Poço Azul
Pôr do sol e fotografia das estrelas - divisa GO / BA

Compartilhar:

2 comentários

  1. Ola, eu compartilho da mesma ideia de vocês de não gostar de ser guiado. minha dúvida é: se eu chegar lá e fazer por conta própria, vão me encher o saco?? ahahaha pelo post de voces, pelo jeito os guias respeitaram, mas né, sempre bom tirar dúvida, porque por lei não tem nada que me impeça (andei dando umas lidas e não achei nada de lei municipal que diga isso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Realmente foi bem chatinho fazer sem guia, eles deixam um vigia na entrada. Acho que demos sorte pq chegamos bem cedo, e passamos. Realmente lá na região de Mambaí eles forçam bastante a barra para obrigar a ir com guia.

      Excluir